Alimentação Saudável: Vitaminas e Minerais

As vitaminas são nutrientes muito importantes para o funcionamento do corpo e para a proteção de numerosas doenças. A falta de vitaminas facilita o aparecimento de doenças e o mau funcionamento do organismo, provocando as vitaminoses. O excesso também traz problemas e é chamado hipervitaminose.

Existem dois grupos de vitaminas: as lipossolúveis, solúveis em gordura, e as hidrossolúveis, solúveis em água. O primeiro grupo é composto pelas vitaminas A, D, E e K e por serem absorvidas com a gordura podem se acumular no organismo alcançando níveis tóxicos. O segundo grupo, formado pelas vitaminas B1, B2, B5, B6, B12, C, Folato e Biotina, são eliminadas pela urina e, por isso, devem ser ingeridas quase diariamente para serem repostas.

Os sais minerais compõem de 4% a 5% do corpo humano, já que estão presentes no esqueleto e nos dentes (cálcio e fósforo). Outros minerais, como o iodo e o flúor, auxiliam na prevenção de doenças como a cárie dentária e o bócio, enquanto a falta de ferro provoca a anemia.

Vitaminas e Minerais
SAC: 55 11 2188-8444 - sac@yoki.com.br